A música é importante instrumento de interação, socialização e trabalho
em grupo com as crianças.
Desenvolve coordenação motora, expressão corporal e verbal, interação
com uma manifestação artística, dotada de historicidade e cultura.
A música é uma das formas mais completa de manifestar as
diversidades culturais, não somente do Brasil, mas de todo o mundo, a musica é
a expressão do sentimento e também se constitui em benefício para o bem estar
físico, mental e social.
Desenvolve o ritmo ordenado na criança, os movimentos
sincronizados, a imitação à sensibilidade musical, a impostação da voz e da
linguagem.
É fundamental que o educador favoreça por meio de
atividades programadas, a exploração de diversos instrumentos de percussão, a
demonstração de instrumentos de corda de sopro, o contato corporal e os
vínculos afetivos instigando a curiosidade pelo saber musical.
Os conteúdos devem abordar melodia, ritmo harmonia, sons e
silêncio.
Na rotina da creche, pode ser incluída a música cantada em
vários momentos do dia, como hora da chegada com comprimento, chamando cada um
pelo nome, hora do lanche hora da brincadeira, hora da história, sendo que esse
deve ser o único motivo para que o trabalho com a música seja realizado.
Sempre que possível, deve-se realizar um momento de
musicalização infantil, no qual o educador se programa para fazer uma abordagem
a musical mais significativa, utilizando os termos adequados para falar da
música, dessa forma, desenvolvendo a inteligência musical da criança numa
linguagem apropriada á idade.
Quando criança minha mãe cantava a musica:
Batatinha quando nasce
Esparrama-se pelo chão
Nenê quando dorme
Põe a mão no coração.
Lembro-me que brincava na escola com as amiguinhas na hora do intervalo
de brincadeira de roda como ciranda cirandinha, atirei o pai no gato, e
Terezinha de Jesus.
Como estudante de pedagogia e conhecendo como a música é importante para
a criança, quanto aprendizado a criança adquire através da musica. Percebo que é através da musica que conseguimos realizar nossas fantasias, se
soltar ficar alegre ter coordenação, imaginação, com a música à criança
consegue assimilar melhor as palavras.
Lembro-me que nos dias das mães ensaiamos uma música e apresentamos em
forma de coral.
Em entrevista com o pedagogo Rogerson Oliveira, ele nos relata que sua
infância ouvia músicas da Xuxa e do balão mágico, aprendeu essas músicas nos
programas de tv.
Na escola jogava muito futebol com os
amigos, e ouvia muito as meninas cantar músicas de roda como a canoa virou.
Ele nos relata que a música faz parte do seu
|
Em entrevista com a pedagoga Dalva Soares, ela nos relata que quando
criança brincava com suas irmãs de brincadeira de roda onde cantavam as músicas
ciranda cirandinha, atirei o pau no gato, boi da cara preta, e que todas essas
músicas aprendeu com sua mãe e irmãs. E que hoje ainda utiliza essas músicas em
sala de aula com bastante freqüência, pois além de relembrar seus tempos de
infância é muito gostoso trabalhar cantiga de roda com as crianças, pois elas
têm muita facilidade de aprender. Ela utiliza a música também como meio de
alfabetização. A música é um instrumento estimulante no ensino de crianças e
adolescentes. O envolvimento com a música leva os alunos a encontrarem um
momento de descontração na escola, onde poderão colocar em prática toda a
criatividade que existe em suas cabeças, desenvolvendo suas habilidades e
percepções do mundo.
Em entrevista com a pedagoga Terezinha de Mello ela nos relata que ouvia
muito sua mãe cantar para irmã, nana neném nenê do caruru, no intervalo na
escola brincava com as amigas de escravo de Jô é uma brincadeira de pedrinha
que vai cantando a música, ela também cantava a música.
Nessa rua nessa rua
Tem um bosque
Que chama
Que chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração.
Ela nos relata que utiliza a musica todos os dias em sala de aula na
hora da chegada como comprimento na hora do lanche e na saída. Ela nos conta
que a música não deve ser utilizada apenas como uma
atividade artística ou recreativa, mas como ponte de apoio para o desenvolvimento
infantil em todos os âmbitos - cognitivo, social, emocional - mobilizando a
atenção e a sensibilidade dos alunos e educadores, para uma exteriorização de
alegria, prazer e amor.
È importante destacar que a música deve estar presente na escola, como
um dos elementos formadores do individuo. Para que isso aconteça, é
imprescindível que o professor “seja capaz de observar as necessidades de seus
alunos e identificar, dentro de uma programação e atividades musicais, aquelas
que realmente poderão suprir as necessidades de formação desses alunos” (Joly,
2003,p.118).
Devemos buscar conhecer as músicas que são conhecidas pelas crianças,
explorar os diferentes ritmos existentes nas mesmas, autores nacionais,
regionais e internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário