Viver
no mundo de hoje é um desafio, na medida em que há um bombardeio de informações
a serem apreendidas e com as quais se deve operar para conduzir importantes
atividades do dia-a-dia.
Aprender, portanto, se concretiza, cada vez mais, como
uma importante função a ser desenvolvida, o que acontece tanto no convívio
social, de forma não intencional, como também, e especificamente, em instituições
organizadas para esse fim.
Nas instituições que se organizam para este fim, há a
preocupação em se explicitar as escolhas e opções realizadas, o que aparece em
um currículo como o elenco de atividades a serem praticadas para que determinadas
aprendizagens sejam colocadas à disposição do cidadão em diferentes momentos de
sua vida.
Uma das peculiaridades da educação infantil é que nessa etapa de vida
das crianças a relação estreita e positiva entre a escola e as famílias assume
maior importância e quase que se confunde com o trabalho com as crianças, pois
nele
precisa ser incluído.
Portanto, a proposta pedagógica
de cada entidade deve estar sintonizada com as características e atender às
necessidades da comunidade em que ela está inserida; precisa expressar um
desejo de aproximação dessa comunidade.
A proposta pedagógica é a base indispensável que
orienta as práticas de cuidado e educação das instituições de Educação Infantil
e a relação com suas famílias e esclarece que esta proposta deve ser concebida,
desenvolvida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos,
políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil e as normas do respectivo sistema, em articulação com a comunidade
institucional e local;
Em suas práticas de educação e cuidado, deve integrar
aspectos físicos, afetivos, cognitivos, sociais e culturais das crianças,
respeitar a expressão e as competências infantis, garantindo a identidade, a
autonomia e a cidadania da criança em desenvolvimento.
Entendemos que
a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser orientada
pelo princípio básico de procurar proporcionar, à criança, o desenvolvimento da
autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de
ação.
Trata-se de uma
organização do trabalho pedagógico em que o adulto e educador e as crianças têm ambos, papéis ativos.
Cabe ao
educador pesquisar e conhecer o desenvolvimento infantil a fim de poder
organizar atividades onde a criança possa experimentar situações as mais
diversas, que possam lhe proporcionar, como, fazer escolhas, tomar decisões, socializar conquistas e descobertas brincar é o
mundo preferido das crianças.
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