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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Viver no mundo de hoje é um desafio, na medida em que há um bombardeio de informações a serem apreendidas e com as quais se deve operar para conduzir importantes atividades do dia-a-dia.



Aprender, portanto, se concretiza, cada vez mais, como uma importante função a ser desenvolvida, o que acontece tanto no convívio social, de forma não intencional, como também, e especificamente, em instituições organizadas para esse fim.



Nas instituições que se organizam para este fim, há a preocupação em se explicitar as escolhas e opções realizadas, o que aparece em um currículo como o elenco de atividades a serem praticadas para que determinadas aprendizagens sejam colocadas à disposição do cidadão em diferentes momentos de sua vida.



Uma das peculiaridades da educação infantil é que nessa etapa de vida das crianças a relação estreita e positiva entre a escola e as famílias assume maior importância e quase que se confunde com o trabalho com as crianças, pois nele
precisa ser  incluído.



 Portanto, a proposta pedagógica de cada entidade deve estar sintonizada com as características e atender às necessidades da comunidade em que ela está inserida; precisa expressar um desejo de aproximação dessa comunidade.



A proposta pedagógica é a base indispensável que orienta as práticas de cuidado e educação das instituições de Educação Infantil e a relação com suas famílias e esclarece que esta proposta deve ser concebida, desenvolvida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e as normas do respectivo sistema, em articulação com a comunidade institucional e local;



Em suas práticas de educação e cuidado, deve integrar aspectos físicos, afetivos, cognitivos, sociais e culturais das crianças, respeitar a expressão e as competências infantis, garantindo a identidade, a autonomia e a cidadania da criança em desenvolvimento.


Entendemos que a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar, à criança, o desenvolvimento da autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação.


Trata-se de uma organização do trabalho pedagógico em que o adulto e educador e as crianças têm ambos, papéis ativos.
Cabe ao educador pesquisar e conhecer o desenvolvimento infantil a fim de poder organizar atividades onde a criança possa experimentar situações as mais diversas, que possam lhe proporcionar, como, fazer escolhas, tomar decisões, socializar conquistas e descobertas brincar é o mundo preferido das crianças.






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