Dados de identificação.
Escola Estadual Américo Dias
Endereço: Avenida Duque de Caxias 119 Centro
Tempo estimado: 06 aulas.
Ano: 5 e 6 ano
Professora: Valdirene Nunes Openheimer
Tema: O que é espaço.
Justificativa:
A Geografia se preocupa com o espaço produzido a partir das
relações da sociedade com a natureza e das relações sociais em si;
Objetivos: O aluno deverá:
1) Compreender a organização do espaço e a sua construção;
2) Perceber que existem diferentes percepções acerca do que
é espaço nas diferentes áreas do conhecimento.
3) Compreender que as relações econômicas, sociais,
políticas, culturais etc. se materializam na forma de casas, prédios, ruas,
rede urbana, equipamentos, sistemas de transportes, sistemas de produção
agrícola etc.
Esses objetos técnicos se fixam no espaço e permanecem por
um certo tempo, convivendo com objetos de períodos mais recentes;
4) Perceber que equipamentos urbanos (objetos técnicos) mais
antigos e novos formam o espaço atual, sendo que os antigos, muitas vezes,
apresentam novos usos.
Como exemplo temos o uso atual dos antigos casarios
coloniais e do período cafeeiro ou da cana-de-açúcar por redes de fast food
e bancos, pontes que eram utilizadas para a passagem de animais e agora são
usadas para passagem de automóveis.
5) Compreender que as análises e os estudos geográficos do
espaço se realizam em uma perspectiva dialética de tempo e espaço e que o antigo
e o novo interagem no processo de mudança, percebendo que esta herança espacial
ajuda a entender a organização do espaço. Por exemplo, as cidades maiores de
hoje, junto às linhas ferroviárias, correspondem a antigos entroncamentos
ferroviários;
6) Compreender, a partir das abordagens anteriores, que o
espaço é uma acumulação desigual de tempos e que se a lógica que o criou mudar,
partes dele podem se transformar em um obstáculo e devem ser substituídos por
novos objetos ou reaproveitados a partir de uma nova lógica.
Conteúdos.
Matemática, Português, Geografia, Artes e História. Ler, observar, analisar, interpretar, compreender,
selecionar e elaborar sistemas de investigação, reconhecer na aparência das
formas visíveis e concretas do espaço geográfico atual os processos históricos
construídos em diferentes tempos, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar,
questionar.
Procedimentos Metodológicos:
Primeira aula:
Identificar, em um
lugar da cidade: a rua da escola, a rua mais antiga, no bairro mais importante,
no centro comercial etc. a arquitetura das edificações. Os alunos deverão
fotografar estes imóveis e organizar as fotos a partir da idade deles (eles
devem organizar as fotos de forma intuitiva, a partir da sua visão de mundo);
Segunda aula.
Escolher alguns imóveis e pedir para que os alunos
descubram, através de pesquisas e entrevistas:
Quando cada
edificação foi construída?
Como eram usadas no
início (residência, comércio, indústria etc.)?
Qual é o uso atual?
O que foi modificado
do projeto inicial?
O imóvel tem um valor
de mercado elevado ou baixo?;
Terceira aula. Pesquisar sobre o crescimento da mancha
urbana da cidade (evolução) e/ou das modificações na área rural (rodovias,
ferrovias, sistemas de irrigação, tamanho das propriedades etc.);
Quarta aula.
Localizar, em um mapa ou planta, a área pesquisada,
indicando os itens e colocando legenda com informações auxiliares e
explicativas;
Quinta aula.
A partir da análise
empírica, apresentar os conceitos de: acumulação desigual de tempos,
rugosidades (marcas do passado no espaço), relação sociedade-natureza,
organização do espaço .
A partir de filmes
e/ou documentários e de um roteiro, apresentar as diferentes paisagens que
formam a área pesquisada.
Correlacionar com os conceitos e avaliar como as heranças
"ajudaram" ou "atrapalharam" o desenvolvimento do lugar (a
presença ou a falta de rodovias, ferrovias, aeroportos ou hidrovias, por
exemplo).
Sexta aula.
Convidar moradores antigos para comparar o lugar, como era e
como é hoje. Convidar um representante da associação de bairro, um político ou
um representante de uma ONG para um debate acerca dos problemas e
potencialidades do lugar.
Montar um painel sobre alguns lugares, como eram antes e
como são hoje. Podemos usar como exemplo os engenhos de cana no Nordeste, as
cidades cafeeiras do Centro Sul, a capital de São Paulo, o Rio de Janeiro etc.
ou comparar as capitais Salvador (no ciclo da cana), Rio de Janeiro (ciclo do
ouro até 1960) e Brasília (a partir da sua construção). Observar que as
mudanças em Brasília foram muito pequenas.
Registro: será feito no final de
cada aula em um fichário e depois transferido para um arquivo de computador.
Recursos. Papel,
caneta, maquina fotográfica, isopor para painel, e caneta bastão, para identificação.
Avaliação. O aluno será avaliado pelo seu desempenho no trabalho de
pesquisa e entendimento. Espaço, construção do espaço, acumulação desigual de tempos,
rugosidade, relação sociedade-natureza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREITAG, Bárbara -
Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Edart, 1978.
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