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sexta-feira, 18 de maio de 2012

A educação de jovens e adultos


Hoje, as políticas publicas vem oferecendo muitas oportunidades na capacitação dos estudantes preparando-os para um futuro promossor,desenvolvendo suas capcidades na pratica de novas informações que se produze e demandam um novo tipo de profissional que trabalhe com finalidade de desevolver os alunos assegurando-lhes uma formação comum indispensável para desempenhar a cidadania e fornecer meios para caminhar nos estudos futuros .
Em 1990 as politicas públicas nacionais da educação ganhou espaços recomeçando da educação básica  de modo geral da EJA, quanto federal, partcular,estadual  emunicipal.
O grande desafio da educação jovens e adutos nos dias atuais é fixar uma politica que atnde os intereces dos alunos adutos analfabetos e aos jovens que não tiveram oprtunidadesde ingressar em uma escola regular de sua idade, por motivos particulares ou trabalho,por isso grande partes desses alunos estou voltando para salas de aulas para terem uma cultura letrada ecom mais chance de trabalho,participando mas da vida em sociedade quanto profissional,politico ecultural.
O  desafio ainda fica mais complexo quando o aluno já vem com uma cultura letrada,e não podemos ignorar esses saberes que jovens e adutos trazem na bagagem,pois há uma grande dificuldade de contratação  de professoes para educação da EJA,eles não tem uma formação metodologica adequaada para lencionar, pois não existe material pedagogico adequado no nivél de ensino aprendizagem na classe de jovens e adutos.
O ensino de jovens e adutos teve um grande avanço no campo democratico na elaboração das politicas da EJA,que baseou –se no principio da constituição de 1988, em seu artigo 25 que diz:”Toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa ,seu preparo para o exercicio da cidadania e qualificação para o trabalho”(Brasil,1988).
Em 2002,com o governo Luiz Inacio Lula da Silva no poder, foi criado o programa Brasil  alfabetizado ea continuação do projeto da educação jovens e adutos,mas asespectativas do aluno da EJA é um percentual bastante vasto  ainda.O governo em uma iniciativa de incentivar esse alunado criou-se então  o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica(fundef)mas esse fundo foi abolido 31/12/2007.
Em 2008, o fundo teve um novo financiamento o fundeb( fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos profissionais de educação).
Torres 2002,p.5,( grifos do autor )tece as seguintes considerações:
A  alfabetizaçao é uma necessidade básica de aprendizagem e habilitatora para sastifazer  outras necessidades básicas de aprendizagem e esta localizada no coração da educação básica(de fato, não cabe falar de “alfabetização e educação básica”,como se faz geralmente ,pois a primeira está contida na segunda.)Mas as necessidades básicas de aprendizagem vam muito além de alfabetização.Incluem  conhecimento, informacão, habilidades, valores e atitudes necessários para  uma tomada de conciência e desenvolvimento pessoal,familiar,comunitárioe cidadão no sentido amplo.O conteúdo,o alcance e os meios especificos para resolver tais necssidades básicas de aprendizagemdevem definirem cada situaçãoespecifica.
Entrevista com a professora do EJA:
1) Você conhece o  conteúdo da Lei de Diretrizes de Báse 9394/96 acerca da educação especial de jovens e adutos? Se conhece faça um comentário a respeito e se não conhece justifique  o motivo. Sim.
 A  lei 9394/96 abrange os formativos da Educação de Jovens e Adutos como modalidade da educação básica e média ,considerando que a educação de jovens e adutos já é uma inclusão por ser oferecida a alunos que abandonaram seus estudos.
2) Na escola existe algum tipo de acompanhamento para alunos de inclusão da Eja? Comente.
Na escola onde eu leciono, há acompanhamento especial para os alunos de inclusão da EJA, mas é relizado um trabalho diferenciado com todos que necessitam de um acompanhamento especial, ressaltando que a escla possui um quadro de professores capacitados e competentes capazes de lidar com as diferenças e dificudades apresentadas por cada alunos,ou seja, com cada situação encontrada.
3)Nesta escola a tecnologia contribui de alguma forma com os processos inclusivos  para alunos da EJA? Cite exemplo.Sim.
Hoje a tecnologia se faz presente no ensino e é utilizada , com objetivo de contribuir e facilitar a aprendizagem dos alunos,levando-os a formação de um cidadão critico e reflexivo.
Aqui em nossa escola contribui para “atualizaçãoe evolução”do aluno,uma vez que a maioria dos alunos são da  e  comunidade rural  e os alunos são com idade mas avançada.
4)O projeto politíco Pedagogigo da escola comtmpla o uso da tecnologia para os alunos da EJA? Justifique.Sim.
Podemos considerar que 90%dos alunos da EJA, são caso de inclusão de aprendizagem, ouseja,dificuldade de aprendizagempor fazerem tempo que dixaram a escola.
Ao concluirmos vemos que a educação é uma grande chave indispensável para o exercicio da cidadania em nossa sociedade,com grande mudanças e inovações em seus processos produtivos.A educação de jovens e adutos veio para contribuir e desenvolver as habilidades  e confirmar as competencias adquiridas em uma educação extra-classe e na vida própria do alunado.
Diante de várias situações a Eja vem se tormando cada mas forte neste século XXI através do ensino aprendizagem que é impulsionada pelo desenvolvimento para que possa avançar na compreenção dos conhecimentos adquirido.
  

Referencias
LDB- Leis de Diretrizes de Basees,
TORRES, Alfabetização de Jovens e Adutos, 2002,p.5 Grifos do autor,
CASTRO, Chagas Juliana,  Entrvista da EJA

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