RESUMO
Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao
aprender sem curiosidade que nos coloca diante do mundo, que não fizemos, mas
apenas acrescentamos algo que fazemos. Por isso mulheres e homens, seres
históricos sociais somos capazes de comparar, valores, intervir de escola de
decidir, de romper, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Devemos correr
riscos para podermos aceitar a mudar e não usar de rejeição ou discriminação. A
pratica preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende o er humano. A
identidade cultural faz parte da dimensão individual, a classe dos educando,
suas experiências, histórica, política, cultural e social. A tarefa do educador
é ensinar e não transferir conhecimento mas sim possibilidades, para que o
educando faça sua própria produção. Nosso papel no mundo não pode ser de quem
constata o que ocorre e sim de nos tornamos capazes de intervir na realidade
para podermos mudar o mundo. Qualquer discriminação é imoral e lutar contar ela
é nosso dever. O respeito, a autonomia e a dignidade de cada é um imperativo e não um favor que podemos ou não
conceder uns aos outros.os professores lutam em defesa de seus
direitos e de sua dignidade, para que possam ter salários menos imorais mas
isso pode influenciar no convivência com os alunos. Por que o educador tem de
mostrar amorosidade aos educandos no seu processo de formação. Uma das
qualidades essenciais que o educador deve revelar em suas relações com
os alunos é a segurança em
si mesmo. A solidariedade é fundamental entre o educador e o
educando no seu convívio escolar, para que mais possibilidades de aprendizagem
se abram na escola. O educador que escuta apreende a difícil lição de
transformar o seu discurso em uma conversa necessária
ao aluno. A pedagogia da autonomia tem
de estar centrada em experiências estimuladoras de decisão e
responsabilidade em
experiência voltada a liberdade.
1-INTRODUÇÃO
A Temática central
deste livro é a formação de professores, inserida numa reflexão sobre a prática
educativa em favor da AUTONOMIA dos alunos, pois formar é muito mais que
simplesmente educar. Em pedagogia da autonomia, Paulo freire já começa
alertando que muito do que é abordado neste livro, seu enfoque principal não
foge muito do que poderia ser chamado de ética do ensino, procurando alertar o
leitor sobre a diferença entre treinar, ensinar e educar, temas freqüentes em
suas obras.
Em sua maior parte, o autor discute sobre o quanto á atitudes
do Educador influenciam a formação da consciência dos alunos diante de sua
cultura ( assumida principalmente dentro de sua vida cotidiana- dentro de casa
e na escola), até a consideração deste mesmo aluno como ser histórico-social
dotado de uma noção mínima de ética.
O autor não fecha os olhos para as injustiças sociais, pelo
contrario está ao lado e na luta para que se dizimem.
O Brasil é um país marcado pelo alto índice de desemprego e
miséria causados por problemas políticos e principalmente culturais.
Para melhorarmos esses índices é necessário que exista uma
evolução cultural em nossa sociedade que só acontecerá através da consolidação
da cultura.
A escola é a família são bases fundamentais na formação de um
individuo tanto no sentido intelectual como no sentido cultural e é nas escolas
que vão se encontrar os diversos grupos culturais, tornando com isso o
professor, um grande responsável pela unificação das culturas da nossa
sociedade, pois ele está diretamente envolvido com esses mais variados grupos
culturais. Os adolescentes são muito
preocupados com a moda, com a maneira que o outro se veste e como se vivessem
imitando um ao outro. A diferença entre classes sociais ajuda para que essa
unificação fique ainda mais difícil.
Além disso, na educação o professor tem um importante papel
de criar um vinculo de amizade com o aluno e de conhecer suas dificuldades no
âmbito familiar contribuindo assim para um melhor desenvolvimento na sala de
aula.
Muitas vezes o pré-julgamento nos faz ter opiniões erradas
sobre as pessoas e somente quando passamos a conhecê-las melhor é que
percebemos suas qualidades e ate percebemos ainda que na maioria das vezes são
pessoas maravilhosas.
A
diferença cultural é um ótimo caminho para conhecer-mos coisas diferentes do
nosso cotidiano, o que nos ajuda no amadurecimento de nossas vidas em vários
aspectos como costumes, tradições e ate mesmo na forma de sentir e pensar.
1 DESENVOLVIMENTO
Hoje, com a evolução da sociedade e da tecnologia é cada vez
mais diversificada a cultura entre os povos, criando com isso a necessidade de
se consolidar a grande diversidade cultural que existe em nossa sociedade
através da informação.
Entretanto, é essencial que mais informações sejam
transmitidas a população principalmente ns escolas, para que todos entendam e ai
sim procure se difundir num mesmo pensamento cultural.
A escola e os professores são ferramentas
imprescindíveis no trabalho de consolidação da cultura, pois é na escola que
acontece o encontro de varias formas culturais, sendo necessário apenas que
haja uma interação e troca de conhecimentos através de discussões e trabalhos
em grupo elaborados e orientados pelos professores.
O desenvolvimento cultural vem se desenvolvendo
de uma forma bastante avançada causando com isso a formação de diversas culturas
através do tempo e do espaço, culturas essas onde vários grupos culturais ainda
não se conscientizaram de que a consolidação a cultura é essencial para o beneficio das gerações presentes e futuras.
Toda informação que é levada ao conhecimento das
pessoas ajuda de forma significativa no sentido de garantir uma interação
harmoniosa entre pessoais e grupos com identidades culturais criando assim a
vontade de conviver.
A escola pode e deve intervir na consolidação das
diversas formas culturais desenvolvendo políticas que favoreçam a inclusão de
todos os alunos num mesmo pensamento cultural, garantindo assim um país melhor
para nós e nossos filhos.
CONCLUSÃO
Assim, é importante reconhecer a informação levada pelos
professores, pelos pais através de debates e diálogos e até mesmo pelos meios
de comunicação como ferramenta de trabalho essencial na criação de uma
sociedade com uma cultura mais coesa e uma população envolvida em torno de um
pensamento harmonioso e democrático.
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