TRADUTOR

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E PROFESSORES NA CONSOLIDAÇÃO CULTURAL ATRAVES DA INFORMAÇÃO


RESUMO
Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender sem curiosidade que nos coloca diante do mundo, que não fizemos, mas apenas acrescentamos algo que fazemos. Por isso mulheres e homens, seres históricos sociais somos capazes de comparar, valores, intervir de escola de decidir, de romper, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Devemos correr riscos para podermos aceitar a mudar e não usar de rejeição ou discriminação. A pratica preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende o er humano. A identidade cultural faz parte da dimensão individual, a classe dos educando, suas experiências, histórica, política, cultural e social. A tarefa do educador é ensinar e não transferir conhecimento mas sim possibilidades, para que o educando faça sua própria produção. Nosso papel no mundo não pode ser de quem constata o que ocorre e sim de nos tornamos capazes de intervir na realidade para podermos mudar o mundo. Qualquer discriminação é imoral e lutar contar ela é nosso dever. O respeito, a autonomia e a dignidade de cada é um  imperativo e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.os professores lutam em defesa de seus direitos e de sua dignidade, para que possam ter salários menos imorais mas isso pode influenciar no convivência com os alunos. Por que o educador tem de mostrar amorosidade aos educandos no seu processo de formação. Uma das qualidades essenciais que o educador deve revelar em suas relações com os alunos é a segurança em si mesmo. A solidariedade é fundamental entre o educador e o educando no seu convívio escolar, para que mais possibilidades de aprendizagem se abram na escola. O educador que escuta apreende a difícil lição de transformar o seu discurso em uma conversa necessária ao aluno.  A pedagogia da autonomia tem de estar centrada em experiências estimuladoras de decisão e responsabilidade em experiência voltada a liberdade.
  
1-INTRODUÇÃO

 A Temática central deste livro é a formação de professores, inserida numa reflexão sobre a prática educativa em favor da AUTONOMIA dos alunos, pois formar é muito mais que simplesmente educar. Em pedagogia da autonomia, Paulo freire já começa alertando que muito do que é abordado neste livro, seu enfoque principal não foge muito do que poderia ser chamado de ética do ensino, procurando alertar o leitor sobre a diferença entre treinar, ensinar e educar, temas freqüentes em suas obras.
Em sua maior parte, o autor discute sobre o quanto á atitudes do Educador influenciam a formação da consciência dos alunos diante de sua cultura ( assumida principalmente dentro de sua vida cotidiana- dentro de casa e na escola), até a consideração deste mesmo aluno como ser histórico-social dotado de uma noção mínima de ética.
O autor não fecha os olhos para as injustiças sociais, pelo contrario está ao lado e na luta para que se dizimem.


O Brasil é um país marcado pelo alto índice de desemprego e miséria causados por problemas políticos e principalmente culturais.
Para melhorarmos esses índices é necessário que exista uma evolução cultural em nossa sociedade que só acontecerá através da consolidação da cultura.
A escola é a família são bases fundamentais na formação de um individuo tanto no sentido intelectual como no sentido cultural e é nas escolas que vão se encontrar os diversos grupos culturais, tornando com isso o professor, um grande responsável pela unificação das culturas da nossa sociedade, pois ele está diretamente envolvido com esses mais variados grupos culturais. Os adolescentes      são muito preocupados com a moda, com a maneira que o outro se veste e como se vivessem imitando um ao outro. A diferença entre classes sociais ajuda para que essa unificação fique ainda mais difícil. 
Além disso, na educação o professor tem um importante papel de criar um vinculo de amizade com o aluno e de conhecer suas dificuldades no âmbito familiar contribuindo assim para um melhor desenvolvimento na sala de aula.
Muitas vezes o pré-julgamento nos faz ter opiniões erradas sobre as pessoas e somente quando passamos a conhecê-las melhor é que percebemos suas qualidades e ate percebemos ainda que na maioria das vezes são pessoas maravilhosas.
                            A diferença cultural é um ótimo caminho para conhecer-mos coisas diferentes do nosso cotidiano, o que nos ajuda no amadurecimento de nossas vidas em vários aspectos como costumes, tradições e ate mesmo na forma de sentir e pensar.

    



1  DESENVOLVIMENTO

Hoje, com a evolução da sociedade e da tecnologia é cada vez mais diversificada a cultura entre os povos, criando com isso a necessidade de se consolidar a grande diversidade cultural que existe em nossa sociedade através da informação.
Entretanto, é essencial que mais informações sejam transmitidas a população principalmente ns escolas, para que todos entendam e ai sim procure se difundir num mesmo pensamento cultural.

A escola e os professores são ferramentas imprescindíveis no trabalho de consolidação da cultura, pois é na escola que acontece o encontro de varias formas culturais, sendo necessário apenas que haja uma interação e troca de conhecimentos através de discussões e trabalhos em grupo elaborados e orientados pelos professores.
  
O desenvolvimento cultural vem se desenvolvendo de uma forma bastante avançada causando com isso a formação de diversas culturas através do tempo e do espaço, culturas essas onde vários grupos culturais ainda não se conscientizaram de que a consolidação a cultura é essencial para o  beneficio das gerações presentes e futuras.

Toda informação que é levada ao conhecimento das pessoas ajuda de forma significativa no sentido de garantir uma interação harmoniosa entre pessoais e grupos com identidades culturais criando assim a vontade de conviver.

A escola pode e deve intervir na consolidação das diversas formas culturais desenvolvendo políticas que favoreçam a inclusão de todos os alunos num mesmo pensamento cultural, garantindo assim um país melhor para nós e nossos filhos.




CONCLUSÃO

Assim, é importante reconhecer a informação levada pelos professores, pelos pais através de debates e diálogos e até mesmo pelos meios de comunicação como ferramenta de trabalho essencial na criação de uma sociedade com uma cultura mais coesa e uma população envolvida em torno de um pensamento harmonioso e democrático.



















































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