ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS
A capacidade de aprender de um aluno está na atitude de querer aprender, é preciso que o professor desenvolva nas aulas o aprendizado dos verbos querer, e aprender isso despertará no aluno o comportamento de atitude de interesse motivação, atenção, compreensão e expectativa de conhecer aprender a ser pessoa.
Outros fatores importantes são as competências e habilidades o que se
pode chamar de desenvolvimento de aptidões cognitivas e procedimentos que quem
aprende a ser competente tem um interesse maior, no entanto só se desenvolve a
capacidade de aprender quando se aprende a pensar, e quando aprendemos as
técnicas de estudo que é um fator importante para a capacidade do auto-aprendizado
do aluno.
Por tanto para a construção de um currículo escolar é preciso
disciplinas atualizadas e fundamentadas para o aluno desenvolver a compreensão
do ambiente natural e social do sistema político.
Ensinar e aprender são ensinar estratégias de aprendizado saber ensinar
é oferecer condições para que o aluno supere inclusive o professor. O papel do
educador é levar até o aluno o aprendizado e o conhecimento que pode ser
traduzido de maneira que o aluno exerça atenção, memória e o pensamento.
As maiores deficiência docente vem
da própria formação acadêmica nas universidades brasileiras os cursos são
chamados de licenciatura que concentra conteúdos que vem d ciências duras e se
esquecem da habilidade que deve ter o professor.
Os docentes enfrentam
dificuldades em ensinar isto é desconhecem muitas vezes quais os processos que
deve realizar para que os alunos
adquiram, desenvolvam e processem as informações ensinadas e aprendidas em sala
de aula.
O trabalho com conceitos como aprendizagem memorial sensorial mesmo de
curto prazo e memória de longo prazo estratégias cognitivas quando não
assimilados no processo de formações dos docentes torna dores de cabeça
constantes em que o docente ensina, mas não tem a garantia de que esta
realmente ensinando a aprender.
As maiores dificuldades dos alunos é no aprendizado de estratégias, a
leitura a escrita e a matemática são estratégias para o desenvolvimento da
capacidade de aprender. Entre as três a leitura tem o seu lugar de destaque.
Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do
currículo escolar.
A escola e a família
são instituições ainda muito conservadoras. Muitas escolas por pressões
familiares, não discutem temas como a sexualidade, especialmente a vertente
homossexual. A sexualidade e a homossexualidade é um tabu no meio familiar e
escolar mesmo nos dias atuais que enfrenta uma síndrome grave como a AIDS. No
Brasil muitas escolas usam procedimentos dos séculos XVI, do período jesuítico
como cópia e ditado.
A escola ensina como modelo do lugar
padrão, regras gramaticais como exemplário de citações do século XIX e não
aceita variações lingüísticas de origem popular, que traz marcos do padrão oral
e não escrito.
Na história educacional
no Brasil os dados mostram que quanto mais teoria educacional mirabolante,
menos conhecemos o processo ensino aprendizagem e mais se força um
distanciamento professor-aluno o desafio para todos nós e o equilíbrio que vem
da conjugação dos pilares do processo de ensino mediação, avaliação e qualidade
educacional.
A constituição federal no seu artigo 205, e a
LDB, no seu artigo 2 estabelece que a educação é dever da família e do estado.
A família possa participar
do processo de formação escolar do seu filho no instante que o matricula e
depois zelando com os docentes pela aprendizagem dos alunos, acompanhar de
perto a elaboração da proposta pedagógica escolar, e assegurar meios de acesso
dos níveis mais elevados de ensino segundo a capacidade de cada um.
Estamos na chamada
sociedade do conhecimento em que um aprendente dedicado á pesquisa pode em
pouco tempo, superar os conhecimentos acumulados do mestre.
Porém por uma série de
fatores socioeconômicos muitos docentes não tem acesso à internet e sofrem
conseqüências dessas limitações, pois acabam levando para sala de aula
informações desatualizadas e desnecessárias para os alunos, especialmente em
disciplinas como história, biologia, geografia e língua portuguesa.
O conhecimento é possível de ser democraticamente, capturado
ou adquirido por todos. A tarefa do mediador deve ser então a de buscar
orientar-se diante das diversas fontes disponíveis, especialmente a eletrônicas
os melhores sites indicando o que realmente traz a informação segura.
O que está em questão é a adequação da escola
à ideologia dominante. Esta precisa sustentar-se também no plano das visões do
mundo, por isso, a hegemonia passa pela construção da realidade simbólica. Em
nossa sociedade a função de construir a realidade simbólica é, em grande parte,
preenchida pelos meios de comunicação de massa, mas a escola tem um papel
importante na difusão da ideologia oficial.
No
entanto o ensino deve passar por muitas modificações começando dentro de casa
pelas famílias banindo o preconceito de seus lares e falando mais com seus
filhos sobre a sexualidade de modo que isto sirva como orientação para os
nossos futuros cidadãos brasileiros e criar uma escola sem preconceito e com
isso ganhar uma sociedade rica em conhecimento e menos violenta.
Um comentário:
Olá Valdirene, Boa noite, eu gostaria que você me explicasse com mais detalhes sobre os eixos temáticos, pois sou estudante de pedagogia mas ainda não assimilei muito bem esse assunto...Obrigada
Postar um comentário