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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS


ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS 

A capacidade de aprender de um aluno está na atitude de querer aprender, é preciso que o professor desenvolva nas aulas o aprendizado dos verbos querer, e aprender isso despertará no aluno o comportamento de atitude de interesse motivação, atenção, compreensão e expectativa de conhecer aprender a ser pessoa.
Outros fatores importantes são as competências e habilidades o que se pode chamar de desenvolvimento de aptidões cognitivas e procedimentos que quem aprende a ser competente tem um interesse maior, no entanto só se desenvolve a capacidade de aprender quando se aprende a pensar, e quando aprendemos as técnicas de estudo que é um fator importante para a capacidade do auto-aprendizado do aluno.
Por tanto para a construção de um currículo escolar é preciso disciplinas atualizadas e fundamentadas para o aluno desenvolver a compreensão do ambiente natural e social do sistema político.
Ensinar e aprender são ensinar estratégias de aprendizado saber ensinar é oferecer condições para que o aluno supere inclusive o professor. O papel do educador é levar até o aluno o aprendizado e o conhecimento que pode ser traduzido de maneira que o aluno exerça atenção, memória e o pensamento.
 As maiores deficiência docente vem da própria formação acadêmica nas universidades brasileiras os cursos são chamados de licenciatura que concentra conteúdos que vem d ciências duras e se esquecem da habilidade que deve ter o professor.
 Os docentes enfrentam dificuldades em ensinar isto é desconhecem muitas vezes quais os processos que deve  realizar para que os alunos adquiram, desenvolvam e processem as informações ensinadas e aprendidas em sala de aula.
O trabalho com conceitos como aprendizagem memorial sensorial mesmo de curto prazo e memória de longo prazo estratégias cognitivas quando não assimilados no processo de formações dos docentes torna dores de cabeça constantes em que o docente ensina, mas não tem a garantia de que esta realmente ensinando a aprender.
As maiores dificuldades dos alunos é no aprendizado de estratégias, a leitura a escrita e a matemática são estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três a leitura tem o seu lugar de destaque. Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do currículo escolar.
A escola e a família são instituições ainda muito conservadoras. Muitas escolas por pressões familiares, não discutem temas como a sexualidade, especialmente a vertente homossexual. A sexualidade e a homossexualidade é um tabu no meio familiar e escolar mesmo nos dias atuais que enfrenta uma síndrome grave como a AIDS. No Brasil muitas escolas usam procedimentos dos séculos XVI, do período jesuítico como cópia e ditado.
       A escola ensina como modelo do lugar padrão, regras gramaticais como exemplário de citações do século XIX e não aceita variações lingüísticas de origem popular, que traz marcos do padrão oral e não escrito.
Na história educacional no Brasil os dados mostram que quanto mais teoria educacional mirabolante, menos conhecemos o processo ensino aprendizagem e mais se força um distanciamento professor-aluno o desafio para todos nós e o equilíbrio que vem da conjugação dos pilares do processo de ensino mediação, avaliação e qualidade educacional.
 A constituição federal no seu artigo 205, e a LDB, no seu artigo 2 estabelece que a educação é dever da família e do estado.
A família possa participar do processo de formação escolar do seu filho no instante que o matricula e depois zelando com os docentes pela aprendizagem dos alunos, acompanhar de perto a elaboração da proposta pedagógica escolar, e assegurar meios de acesso dos níveis mais elevados de ensino segundo a capacidade de cada um.
Estamos na chamada sociedade do conhecimento em que um aprendente dedicado á pesquisa pode em pouco tempo, superar os conhecimentos acumulados do mestre.
Porém por uma série de fatores socioeconômicos muitos docentes não tem acesso à internet e sofrem conseqüências dessas limitações, pois acabam levando para sala de aula informações desatualizadas e desnecessárias para os alunos, especialmente em disciplinas como história, biologia, geografia e língua portuguesa.
O conhecimento é possível de ser democraticamente, capturado ou adquirido por todos. A tarefa do mediador deve ser então a de buscar orientar-se diante das diversas fontes disponíveis, especialmente a eletrônicas os melhores sites indicando o que realmente traz a informação segura.
 O que está em questão é a adequação da escola à ideologia dominante. Esta precisa sustentar-se também no plano das visões do mundo, por isso, a hegemonia passa pela construção da realidade simbólica. Em nossa sociedade a função de construir a realidade simbólica é, em grande parte, preenchida pelos meios de comunicação de massa, mas a escola tem um papel importante na difusão da ideologia oficial. 
No entanto o ensino deve passar por muitas modificações começando dentro de casa pelas famílias banindo o preconceito de seus lares e falando mais com seus filhos sobre a sexualidade de modo que isto sirva como orientação para os nossos futuros cidadãos brasileiros e criar uma escola sem preconceito e com isso ganhar uma sociedade rica em conhecimento e menos violenta.





Um comentário:

Unknown disse...

Olá Valdirene, Boa noite, eu gostaria que você me explicasse com mais detalhes sobre os eixos temáticos, pois sou estudante de pedagogia mas ainda não assimilei muito bem esse assunto...Obrigada